Como uma bandeira tremulando ao Sol.

|


"Noite à fora que me cobre,
Negra como um breu de ponta a ponta,
Eu agradeço, sejam quais forem os deuses
Por minha alma inconquistável.

Nas cruéis garras da circunstância
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta, mas não abaixada.

Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o Horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos
Encontra, e deve me encontrar, sem medo

Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre de meu destino;
Eu sou o capitão de minha alma."
(Poema escrito por Nelsom Mandela na prisão)

Este poema representa a força e perseverança de um povo que a séculos é explorado e menosprezando por muitos de nós. Ao ver a abertura da copa não me acanho a dizer que fiquei muito emocionado por ver a que ponto um povo pode dar a volta por cima e dizer “Nós podemos”. Claro que ainda o continente sofre muito com os mais variados problemas que não são fáceis de serem superados e muitos hoje são considerados impossíveis, por conta de países desenvolvidos que atrapalham a sua organização para obter lucros, vimos isso nas extrações de minérios de sangue por todo continente Africano.
Dizem que o nome “África” deriva de vários povos que se fixaram perto de Cartago no norte do continente, chamados de "Afri" que também é relacionado com os fenícios como "Afar" que significa “poeira”. Embora uma teoria de 1981 tenha afirmado que o nome também deriva de uma palavra berbere Ifri, palavra que significa “caverna”, em referencia a gruta onde residiam, e ao meu ver ainda muitos ainda residem.
E como a caverna de Platão onde Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Felizmente essas pessoas estão começando a ficar cientes de que a liberdade dessa caverna é o melhor caminho e em seus hinos eles demonstram que lutaram para serem libertos, e ver a luz que esperam por eles.


Dos nossos céus azuis
Das profundezas dos nossos mares
Sobre as grandes montanhas
Onde os sons se ecoem
Soa o chamado para nos unirmos
e juntos nos fortalecermos
Vamos viver e lutar por liberdade
Na África da Sul a nossa terra.
( Trecho do hino da África do Sul)

Se nós temos a paz derivada da liberdade,
Nosso dever é de ser um modelo
Da esperança prometida à humanidade,
Forjando, unidos no novo credo,
A pátria da verdadeira fraternidade.
(Trecho do Hino da Costa do Marfim)

Ajuda a nossa juventude, a saber, a verdade
No amor e honestidade para crescer
E viver só e verdadeiro
Atingir grandes alturas elevadas
Para construir uma nação onde a paz e a justiça.
(Trecho do hino da Nigéria)

3 comentários:

Unknown disse...

RENAN, muito bom teu post, realmente é gratificante ver um continente como o africano sediar uma copa do mundo, e ver que pouco a pouco eles tão conseguindo superar a série de problemas pelo qual passaram!

Djeyne Roxanna disse...

Eu adoro teus posts e tu sabe disso,cada dia que passa você evolui mais e mais.
Continue assim,parabéns.

Anônimo disse...

Gostei muito do teu post, é como eu disse.. só o fato do mundial está sendo na África, já é uma grande vitória para eles (;

Postar um comentário

Sinta se a vontade para Comentar.